DISCERTAÇÃO SOBRE ARTIGO 307 DO CÓDIGO PENAL

12/03/2011 19:38

DISSERTANDO SOBRE ARTIGO 307 DO CÓDIGO PENAL, QUANDO O ACUSADO FORNECE FALSA IDENTIDADE COM ESCOPO DE SE LIVRAR DA PERSECUÇÃO PENAL.

 

Ementa: 1- Introdução; 2- Identidade x falsa identidade; 3- Comentários sobre o tema; 4-Legítima defesa ou estado de necessidade? 5- Conclusão. 

 

Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.

Penadetenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

 

1- Introdução

O presente trabalho busca analisar o artifício do infrator em utilizar falsa identidade para furtar-se de prisão em flagrante ou autoria, buscando proteger sua liberdade em detrimento do dispositivo legal do artigo 307 do Código Penal Brasileiro.

 

2- Identidade x falsa identidade

A identidade, nos dizeres de Guilherme de Souza Nucci “é o conjunto de características peculiares de uma pessoa determinada, que permite reconhecê-la e individualizá-la, envolvendo o nome, a idade, o estado civil, a filiação, o sexo, entre outros dados”, será falsa identidade, presente no art. 307 do Código Penal, “aquela que não corresponde à realidade, isto é, que não permite identificar ou reconhecer determinada pessoa tal como ela é”. Nucci, Guilherme de Sousa, Código de Direito Penal Comentado – 2007, pg 986.

 

 

3- Comentários sobre o tema

A falsa identidade tem como objeto material a identidade enquanto que o objeto jurídico é a fé pública. Trata-se de crime comum, formal, pois não exige, para sua consumação, resultado naturalístico, consistente na obtenção efetiva de vantagem ou na causação de prejuízo para outrem. É cediço que tanto a doutrina como a jurisprudência comungam ser autodefesa, casos em que o agente atribui nome falso para escapar da ação policial e evitar sua prisão, não configurando assim, o tipo descrito no art. 307 do CPB. Sobre o tema Guilherme de Souza Nucci diz que “não é infração penal a conduta do agente que se atribui falsa identidade para escapar da ação policial, evitando sua prisão.” E explica que “se a lei permite que a pessoa já presa possa fugir, sem emprego de violência, considerando isso fato atípico, é natural que a atribuição de falsa identidade para atingir o mesmo fim também não possa ser assim considerada.” Nucci, Guilherme de Sousa, Código de Direito Penal Comentado – 2007 pg 986.

Importante salientar que a vantagem almejada no tipo inclui a patrimonial e/ou moral, não valendo se o agente procura esconder seu passado criminoso, para obter vantagem de natureza processual, comportamento este que a constituir delito, deveria estar previsto no Capítulo II do Título XI do Código Penal, referente aos crimes praticados por particulares contra a Administração Pública ou no Capítulo III, que prevê infrações contra a administração da Justiça. Se a vantagem não passou do próprio indivíduo, não causando lesão ao mundo exterior, torna-se conduta atípica, ou seja, sem tipicidade legal que a defina como crime.

 

Este também tem sido o entendimento jurisprudencial:

“Na expressão vantagem, mencionada no tipo, que inclui tanto a patrimonial como a moral, não se compreende o simples propósito de o agente procurar esconder o passado criminal, declinando nome fictício ou de terceiro (real), perante a autoridade pública ou particular. Quem assim age, visa a obter vantagem de natureza processual, (...) É comum a troca de nomes de acusados com passagens na polícia e na Justiça, constituindo uma espécie de autodefesa, fato esse atípico.” (TACRIM-SP - AC - Rel. Gentil Leite - RT 511/402).

Falsa identidade - Delito não configurado - Indivíduo que ao ser autuado em flagrante fornece dados inexatos sobre sua identidade - Expediente usado para evitar o processo contra si e suas conseqüências - Absolvição mantida - Inteligência do art. 307 do CP - "Se moralmente não se pode aceitar que alguém forneça dados inexatos sobre sua pessoa à autoridade, sendo isso feito com o só escopo de livrar-se de prisão em flagrante, esse natural anseio de liberdade torna inteiramente afastável o sentido de 'obter vantagem', já que o conceito de vantagem significa a obtenção de um plus que adere ao patrimônio do agente, ao passo que a liberdade procurada com a mentira é simples continuação de um estado natural a que todo homem pode e deve almejar" (TACRIM-SP - AC - Rel. Adauto Suannes - RT 561/361).

"Não tipifica o crime previsto no art. 307 do CP atribuir-se falsa identidade ao ser preso em flagrante delito, por se tratar de um expediente de autodefesa" (TAMG - Ap. 253.265-2 - Rel. Rosauro Júnior - j. 01.07.1998 - RT 766/723).

 

4- Legítima Defesa ou estado de necessidade?

Se em caso de flagrante delito o agente atribuir nome falso, a autoridade pública ou particular, para obter vantagem, em tese estaria agindo em legítima defesa ou estado de necessidade?

O direito a defesa é assegurado pelo inciso LV do Art. 5º da CF/88, leia-se: “LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;” O princípio da ampla defesa, presente neste artigo, permite ao réu o direito de se valer de amplos e extensos métodos para se defender da imputação feita pela acusação, inclusive a falsa identidade para assegurar sua liberdade. Mas não o estará agindo em legítima defesa, pois esta se caracteriza quando um dos agentes atua de forma contrária ao ordenamento jurídico. Poder-se-ia falar em estado de necessidade (colisão de bens juridicamente protegidos), uma vez que o agente ao ser abordado dá nome falso procurando proteger sua liberdade individual duelando contra a administração pública estatal e sua persecução penal, visando obter vantagem de natureza processual, em face de iminente prisão em flagrante.

 

5- Conclusão

Na esteira do art. 307 do CPB, quando o acusado fornece falsa identidade com escopo de se livrar da persecução penal (autodefesa), penso não ter este infligido norma alguma, trata-se de conduta atípica, vez que age sob o manto da ampla defesa, do estado de necessidade, ao passo que a liberdade procurada com a mentira é simples continuação de um estado natural a que todo homem pode e deve almejar. Cabe a autoridade competente o ônus da apuração do delito, identificação e autuação do autor. Entretanto, se o agente procura obter vantagem, se passando por pessoa inocente, configurado estará o tipo descrito no artigo em tela. Ensina Guilherme de Souza Nucci “não há, como já visto (...) qualquer direito absoluto, de modo que o interesse na escorreita administração da justiça, impedindo-se que um inocente seja julgado em lugar do culpado, prevalecer neste ato.” Nucci, Guilherme de Sousa, Código de Direito Penal Comentado – 2007 pg 986.

 

Aluno: Pedro A. Silva - Bacharelando do 4º Período de Direito - A
Profº Gilvan – Direito Civil III - UNIVALE - GV

 

 

 

—————

Voltar


Enquete

Qual a sua opinião: É A FACULDADE QUE PROMOVE O ALUNO OU É O ALUNO QUEM PROMOVE A FACULDADE?

FACULDADE/UNIVERSIDADE
84%
649

ALUNO/ALUNA
16%
127

Total de votos: 776


RESENHA

(ESAF/FISCAL TRABALHO/98) O dolo que leva a vítima a realizar o ato negocial, porém em condições mais onerosas ou menos vantajosas, não afetando sua declaração de vontade, nem influindo diretamente na realização daquele ato, que seria praticado independentemente do emprego de artifício astucioso, designa-se

a) dolus bonus
b) dolo acidental
c) dolus malus
d) dolo principal
e) dolo recíproco

—————


 

ACESSE

SITES & BLOGS VINCULADOS

https://leandrovalmeida.blogspot.com/

https://www.jusbrasil.com.br/noticias 

 

 

 

 


SALA DE AULA

Esta seção está vazia.


ACESSE

LIVROS PARA BAIXAR

https://www.fcknwrath.k6.com.br/


CURIOSIDADE

DICAS DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR. VOCÊ SABIA?

12/03/2011 20:23
DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE COMPRAS PELA INTERNET À LUZ DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) é aplicável nas compras feitas via Internet? Quando consumidor e fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC)...

—————